E esse tal de doutorado?

Saudações colegas.

Este segundo semestre de 2011 foi realmente interessante, pois tomei decisões difíceis, mas o planejamento foi cumprido com sucesso. Sai "do mercado" para voltar para "a academia" e fui chamado de idealista num cafezinho! Acho que é isso mesmo.

Como já devo ter falado, estou trabalhando na área de Sistemas Colaborativos e acabei de receber o resultado da minha proposta de doutorado: a partir de 2012 voltarei a ser oficialmente um estudante do departamento de computação da UFCG (minha já conhecida casa). Em 4 meses fiz um intensivão de entrada na nova área:

  1. Fiz o curso de introdução a cooperação com Howard Rheingold e continuo envolvido com o grupo de estudos criado pelo mesmo;
  2. Estou fazendo/terminando o curso de Machine Learning promovido pela universidade de Stanford;
  3. Estamos trabalhando em projetos abertos para criar plataformas de inteligência coletiva, como é o caso do pyBOSSA;
  4. Submetemos um artigo para o SBRC 2012 sobre uma análise dos perfis de usuário (e sua produtividade) de comunidades da plataforma StackExchange;
  5. Li uma porrada de trabalhos da área para poder chegar a este singelo rascunho do possível caminho que iremos trabalhar nos próximos 4-5 anos.
É isso... post de informes, só pra marcar "o fim do começo".

Comentários