Livro: The Wisdom of Crowds

Finalizei a leitura do livro "The Wisdom of Crowds" de James Surowiechi. É um destes livro que objetiva a popularização de uma ideia, neste caso, algo na linha de: quais são as características de uma Crowd (grupo de indivíduos) para que a mesma desempenhe atividades de forma inteligente. O livro é baseado em casos muito bem escolhidos, distribuídos em capítulos temáticos que cobrem a teoria básica, história e atualidades da área.

O autor vai direto ao ponto quanto ao fundamento de uma "multidão inteligente", definindo desde as primeiras páginas as características necessárias para tal:

  • Diversidade de opiniões;
  • Independência entre indivíduos;
  • Descentralização (ou não convergência!?).
Desta forma, tece sobre como cada uma destas condições varia em casos que vão desde 'por que contamos com indexadores na web mais eficazes na atualidade?'; até 'quais os movimentos do mercado de ações que o levam a comunicar (in)corretamente sobre a saúde das empresas monitoradas?'

Além disso, o autor fala claramente dos tipos de problemas que, ao menos na teoria, podem ser tratados de forma aceitável por uma crowd. Os três tipos abordados são:
  • de cognição: possuem um resultado definitivo;
  • de coordenação: gerencia de comportamentos;
  • de cooperação: indivíduos com interesses particulares trabalhando juntos.
Por fim, um dos conceitos mais importantes deixado pelo livro para alguém que deseja trabalhar com áreas relacionadas, é a questão da agregação, que obviamente não pode diminuir o valor das 3 características citadas acima. Como o autor fala
"(...) as melhores decisões coletivas são produto de discordâncias e contestações, e não de consenso ou acordos. Um grupo inteligente, especialmente quando confrontado com problemas de cognição, não pede aos seus membros para modificarem suas posições, (...) mas sim, usa de mecanismos de agregação para produzir julgamentos coletivos."
No mais, é um livro de leitura fácil mas com um conteúdo vasto e de grande valia para novatos como eu na área de sistemas colaborativos. Recomendo fortemente a leitura.

Comentários